26/02/2019

Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva é homenageada na Câmara de Vereadores

Motivo da homenagem são os 25 anos da instituição.

Com o objetivo de reconhecer a contribuição cultural e educacional e parabenizar os 25 anos da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, uma homenagem foi realizada na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis. Os proponentes foram os vereadores Cláudio Gottschalk e Jerônimo Stahl Pinto, ambos da bancada do PDT.

O secretário adjunto de educação, cultura e desporto Paulo Soares esteve presente na homenagem e pautou seu discurso no papel que as bibliotecas têm de preservar informações. “Elas são essenciais em uma época com tantas fake news na internet. É na biblioteca que encontramos trabalhos de pessoas que pesquisaram, estudaram a fundo e assinaram seus trabalhos com seu nome.” Paulo ainda lembrou que o nome da biblioteca homenageia uma mulher que teve importante papel no movimento emancipacionista de Nova Petrópolis. “Era uma mulher à frente de seu tempo e foi a única que esteve ativamente envolvida no processo de emancipação do Município. Elsa também escreveu o hino de Nova Petrópolis, com certeza foi uma das mulheres mais importantes para a cidade.”

O vereador Jerônimo Stahl Pinto destacou o papel que as bibliotecas têm ao proporcionarem acesso democrático à informação. “Nossa biblioteca conta com um acervo generalista e variado, se aprofundou em várias áreas do conhecimento e possui diversos projetos.” Jerônimo ainda lembrou que o prédio onde funciona a instituição é histórico e que, portanto, também tem o papel de preservar a história de Nova Petrópolis. Por fim, destacou o trabalho de todos o que atuam na biblioteca. “Ela tem papel de interação, debates e manifestações cultural, sendo assim um centro de promoção cultural. Parabenizo aqui a biblioteca, colaboradores, professores e voluntários que se doam para ela.”

Cláudio Gottschalk lembrou dos projetos que a instituição realiza e do acervo de mais de 20 mil livros. “É um reduto cultural que muito nos orgulha. A biblioteca é um agente incentivador da cultura e ganhador de diversos prêmios a nível estadual. Parabenizo a todos aqueles à frente dela.”

Ao final da homenagem, um leitor e frequentador da biblioteca também quis deixar um depoimento. O médico aposentado Rubens Leite vive no Rio de Janeiro e frequenta a biblioteca em Nova Petrópolis. “É um momento muito emocionante de participar. Sou leitor assíduo e apaixonado por Nova Petrópolis. Me comovo ao ver as crianças da cidade entrando na biblioteca sempre educadas e com a dedicação das professoras. Meus parabéns à cidade.” Ainda estiveram presentes na ocasião toda a equipe da instituição e também do departamento de cultura de Nova Petrópolis.