11/12/2018

Indicação para uso de fogos de artifício silenciosos é aprovada

Sugestão é da vereadora Kátia Zummach (PSDB).

A indicação 063/2018 foi aprovada com quatro votos contrários na sessão ordinária do dia 10 de dezembro. A sugestão, encaminhada pela vereadora Kátia Zummach (PSDB), é de que se usem fogos de artifício silenciosos nas comemorações no Município. Kátia explica que várias cidades já aderiram ao uso de fogos silenciosos e que a ideia é que o barulho dos fogos não atrapalhe quem não estiver nas comemorações ou pessoas hospitalizadas, idosos e crianças. “É um assunto polêmico, pois tem quem goste dos fogos. Mas muita gente se incomoda com isso, por isso a ideia é usar fogos sem estouro. Quem tem animais sabe que eles sofrem com o barulho. Diversas cidades já aderiram aos fogos silenciosos, por isso decidi sugerir.”

Os vereadores Cláudio Gottschalk (PDT), Jerônimo Stahl Pinto (PDT), Oraci de Freitas (PP) e Rafael Lüdke (PP) votaram contra. O vereador Oraci de Freitas enfatizou que a sugestão não é um projeto de lei, apenas uma indicação. “Sendo assim, o vereador acata a ideia se quiser. Nesse caso, decidi não acatar.” O vereador Jerônimo Stahl Pinto afirmou ser contrário a ideia por entender que os fogos de artifício fazem parte da cultura da comunidade. “Não vejo problemas. Acho bonito e sou contra exageros. Juridicamente legislar sobre esse assunto é impossível, pois este tipo de matéria compete à União.” Rafael Lüdke se manifestou contrário por entender que quando fogos são soltos, são em eventos pontuais como ano novo e partidas de futebol. “Também entendo que algumas leis viram moda, e essa indicação já foi também, agora é a vez dos canudinhos. Se formos caminhar nessa linha, na minha visão, estamos retrocedendo porque vamos limitar a vida das pessoas.”