27/11/2018

Professor Antônio Sidekum e Editora Nova Harmonia são homenageados pela Câmara de Vereadores

A memória dos 70 anos dos Direitos Humanos na América Latina também foi lembrada na homenagem.

Com o intuito de reconhecer a educação e um intelectual do município, os vereadores Jerônimo Stahl Pinto (PDT) e Oraci de Freitas (PP) prestaram homenagem ao professor doutor Antônio Sidekum, também proprietário da Editora Nova Harmonia. A memória aos 70 anos dos direitos humanos na América Latina também foi homenageada.

Antônio é formado em filosofia pela Universidade de Bremen, na Alemanha é pós-doutor pela universidade de Leipzig, na Alemanha, e pela The Catholic University of America, nos Estados Unidos. Também é professor emérito na Unisinos e professor visitante e pesquisador na Universidad Centroamericana, de San Salvador, em El Salvador, e da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Já a editora Nova Harmonia foi fundada em 2002 e tem como objetivo publicar material sobre interculturalidade e pensamento latino-americano.

Em seu discurso de homenagem na sessão ordinária do dia 26 de novembro, o professor destacou suas vivências pessoais, políticas e acadêmicas. “Considero o trabalho da editora Nova Harmonia importante e também o que posso contribuir para a sociedade. Tem livros da editora na biblioteca da Unesco, em Paris. Infelizmente um incêndio acometeu o prédio e queimou a ala, mas fico feliz em contribuir com o pouco que já produzi.”

O vereador Jerônimo Stahl Pinto enfatizou o currículo do professor e o trabalho relacionado aos direitos humanos na América Latina. “É uma homenagem singela, mas representativa. O professor possui um currículo invejável. Homenagear a Editora Nova Harmonia e a memória dos 70 anos dos Direitos Humanos é um orgulho. Fizemos a homenagem com o coração.” Oraci de Freitas elogiou o trabalho desenvolvido pela editora e pelo professor. “É uma honra e uma alegria lhe homenagear. Parabéns por tudo que o senhor faz, que de uma forma ou outra, também contribui ao Município. O senhor merece esta homenagem e muito mais!”.

A homenagem também contou com o lançamento do livro “Natal em Comunidade”, organizado por Antônio e Iria Hauenstein.