30/10/2018

Vereadores aprovam sugestão para implantar farmácia solidária em Nova Petrópolis

Objetivo é doar remédios que não serão mais utilizados e realizar o descarte correto dos que estiverem fora do prazo de validade.

O vereador Jerônimo Stahl Pinto (PDT) teve aprovada a indicação 053/2018. Ele sugere a implantação do projeto “Farmácia Solidária” em Nova Petrópolis. Jerônimo explicou que a inspiração para a indicação veio do município de Farroupilha, onde desde 2015 as pessoas podem doar o que sobra dos medicamentos para contribuir com o tratamento de pessoas carentes. “Por que jogar fora os remédios e não doá-los? Dá pra fazer a arrecadação nos postos de saúde, Secretaria de Saúde. Sabemos que sempre sobram alguns comprimidos ao final dos tratamentos.” A indicação sugere que qualquer tipo de medicamento pode ser doado, dentro ou fora da embalagem. No município de Farroupilha, para ter acesso aos medicamentos, é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde, comprovante de residência, e, caso a receita seja de médico particular, que seja apresentado um comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio.