24/07/2018

Vereadores aprovam projeto de lei para custeio de manutenções e desenvolvimento de ensino no nível fundamental

Valor será destinado ao programa Mais Educação, executado em duas escolas de Nova Petrópolis.

Na sessão ordinária do dia 23 de julho foi aprovado com unanimidade o Projeto de Lei 035/2018. Ele solicita autorização para abrir crédito especial destinado ao custeio de despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino no ensino fundamental, principalmente referentes à aplicação de verbas em contratação por tempo fixo, vencimentos e vantagens fixas, obrigações patronais, material de consumo, serviços de terceiros e auxílio transporte.

De acordo com o projeto, as despesas fazem parte do Programa Mais Educação, atualmente executado em duas escolas. O objetivo é melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, com a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes e complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno do contraturno escolar. De acordo com a justificativa do projeto, os resultados esperados são a redução do abandono, de reprovação e distorção de idade/ano. “Precisamos manter as crianças mais tempo dentro da sala de aula se quisermos cidadãos melhores”, disse Jorge Darlei Wolf (PSDB). “Tem que caprichar nos anos iniciais para que os alunos entrem no ensino médio mais cientes do que precisam fazer. Se saírem bem da escola, é um passo para estar na faculdade”, afirmou Jerônimo Stahl Pinto (PDT).